A Bossa Nova já tem lugar no mundo. Agora quer um lugar no Rio de Janeiro
A Casa da Bossa é uma providência a ser tomada por governo e sociedade, na condição de legítimos herdeiros desse patrimônio imaterial genuinamente carioca e brasileiro. Afinal, foi no Rio que nasceram ou desenvolveram suas carreiras os precursores e ícones do gênero conhecido mundialmente: João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nara Leão, entre os que já nos deixaram. Vivos e em atuação, morando no Rio e com carreira internacional: João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle, Joyce, Leny Andrade, Áurea Martins, Doris Monteiro, Bossacucanova, entre tantos outros.
Entre os anos de 2017 e 2019, o Instituto João Donato realizou na Sala Municipal Baden Powell, um projeto vitorioso de residência artística. O piloto de Casa da Bossa chamou a atenção de artistas, da imprensa, de pesquisadores e das universidades. Para além da Bossa Nova, foram dois anos de intensa programação de música brasileira, teatro, teatro experimental, cineclubismo, literatura, contação de história, e muito mais.
Objetivo
No contexto do novo normal, o que se pretende é ter um palco híbrido, tecnicamente apto a produzir espetáculos para streaming e para plateias em acordo com as normas de segurança das organizações e autoridades sanitárias.
No campo da formação e difusão da música brasileira, serão oferecidos cursos de longa e média duração, workshops e oficinas em que músicos do mundo poderão ter experiências intimistas (presenciais e a virtuais) com os grandes mestres da nossa música instrumental, da canção, composição e arranjo.
Um selo fará a fixação das eventuais criações em obras fonográficas e do audiovisual, conferindo todo prestígio que a música brasileira já desfruta no mundo.
Um bistrô servirá, entre tantos quitutes, as especiarias bolo pão de açúcar e biscoito corcovado.
A experiência será completa com a loja de discos e souvenirs, nos ambientes presencial e virtual.
As ações da Casa da Bossa
Shows de música brasileira
Espaço onde a linguagem artística da Bossa Nova e da música instrumental possa encontrar uma programação de qualidade, envolvendo os mais diversos artistas, com apresentação tanto dos clássicos da bossa quanto de novas composições e parcerias.
Residências artísticas
Programas que possam recepcionar presencialmente músicos nacionais e internacionais, desde já consagrados até iniciantes, com a permanência num período de criação artística, desenvolvendo processos e apresentando resultados que apontem para a continuidade da bossa, sua fruição e sua apreciação. Criando oportunidades de intercâmbio e enriquecimento da nossa música.
Classes em ambiente virtual e com conteúdo interativo.
Conteúdo digital
Acervos digitais, dos mais diversos ícones da BOSSA, organizados de forma a contemplar o acesso do público em geral e também de artistas do mundo todo. Prover conteúdos para quem busca informações, acervos fotográficos, matérias de arquivo e atuais, assim como documentários, audiovisuais, entre outros recursos, se estabelecendo como centro de referência da Bossa Nova e da música brasileira.
Exposições
Exposições periódicas de acervos próprios ou de terceiros, com temas relevantes da BOSSA, procurando retratar os processos históricos que criaram a linguagem, seus protagonistas, as mais diversas histórias e detalhes peculiares de cada um dos locais onde estavam e estão presentes na cidade do Rio de Janeiro.
Programas de pesquisa
Estabelecer parcerias com universidades para apoio institucional a pesquisadores, departamentos e programas que tenham a música brasileira como conteúdo. Esse apoio institucional poderá se converter em bolsas, monitorias, e recursos específicos para os parceiros.
Workshops e cursos
Uma extensa programação de Workshops, Cursos e Palestras deve compor o calendário da CASA DA BOSSA, garantindo ao público, profissionais, estudantes e pesquisadores, acesso a conteúdos específicos, resultado da experiência prática, de pesquisa ou reflexão sobre a música brasileira.