França: Bossa Nova na voz de Pauline Croze
Pauline Croze é uma cantora francesa de pop/folk que faz grande sucesso na Europa. Seu último álbum se chama Bossa Nova no qual gravou grandes clássicos da nossa música com uma nova roupagem. Que tal ouvir as clássicas “Você Abusou”, “Samba da Bênção” e “Águas de Março” em francês? Prepare os fones e aumente o volume!
Quem é Pauline Croze?
Nascida no dia 4 de maio de 1979 em Noisy-le-Sec, Seine-Saint-Denis, Pauline Croze começou a tocar guitarra e cantar quando tinha apenas 14 anos de idade. Aproximadamente 6 anos depois, ela gravou suas primeiras músicas demo com um integrante do grupo Señor Holmes, Quito. Foi depois disso que ela pisou pela primeira vez em um palco.
Já em 2003, Pauline fez uma colaboração com Anne Claverine e Édith Fambuena no festival de música Rencontres Trans Musicales, em Rennes, França, pela qual ficou muito conhecida.
Seu primeiro álbum, intitulado Pauline Croze, foi lançado em 2005, seguido por Un Bruit Qui Court lançado em 2007 e Le Prix de l’Eden lançado em 2012. Pauline Croze foi disco de ouro duplo e permaneceu no topo dos charts da França por dois anos consecutivos.
Uma grande característica das obras de Pauline Croze é o estilo autobiográfico. Canções como Je Suis Floue, Quand Je Suis Ivre e Mise à Nue falam sobre os sentimentos de uma pessoa que sempre foi tímida e precisou mudar diante das circunstâncias da vida.
Sempre buscando novas inspirações musicais, Pauline não fica limitada somente ao violão e à guitarra em suas canções. A cantora não hesita em recorrer a uma série de instrumentos inusitados para acompanhar suas músicas como cajons e baixos marroquinos.
Foi no quarto álbum, intitulado Bossa Nova, lançado em 2016, que Pauline Croze se inspirou em grandes canções brasileiras e deu a elas uma nova roupagem.
A Bossa Nova de Pauline Croze
Pauline acha que os brasileiros lidam melhor que ninguém com a arte da canção. As obras modestas e sinceras que ela escolheu para interpretar no álbum Bossa Nova falam sobre as dificuldades do dia a dia e até sobre a injustiça, algo que Pauline gosta muito de cantar.
Para Pauline Croze, a bossa nova trazida para o canto em francês tem um lado minimalista, como algo para manter perto do coração. A cantora também admira as canções mais antigas e profundas e gosta da ideia de dar a elas nova vida.
Veja quais canções compõe o álbum Bossa Nova de Pauline Croze:
- La Rua Madureira
- Tu verras (Que Será?)
- Les eaux de Mars (Águas de Março)
- Essa Moca Ta Diferente (feat. Flavia Coelho)
- Voce Abusou
- Samba Saravah (Samba da Bênção)
- Chorando Sim (feat. Bruno Ferreira)
- Jardin d’hiver
- A Felicidade (feat. Vinícius Cantuária)
- La fille d’Ipanema (Garota de Ipanema)
- Chanson d’Orphée (Manhã do Carnaval)